SINGI

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Técnicos vão discutir com a população Plano Municipal de Segurança Pública

25/11/2010 


O Plano Municipal de Segurança Pública de Itabuna  baseado no Diagnóstico da Violência e Criminalidade do Município – será apresentado por técnicos do Instituto de Promoção da Segurança Pública Municipal (Prosem) ao prefeito Capitão Azevedo, autoridades e representantes dos diversos segmentos da sociedade civil organizada,em 14 de dezembro, das 9 às 12 horas, no auditório da FTC.
A agenda para apresentação do estudo foi discutida numa reunião coordenada pelo secretário da Administração Gilson Nascimento, com o coordenador nacional do Prosem, Marcos Vinicius Oliveira, além da pesquisadora Santina Gonçalves – que comanda a equipe interdisciplinar que elabora o Diagnóstico da Violência e Criminalidade em Itabuna-; do representante da Câmara de Vereadores, Milton Cerqueira; do comandante da Guarda Civil Municipal, tenente Manoel Cerqueira e do presidente da União das Associações de Moradores de Itabuna, Juscelino Nunes.
Para Gilson Nascimento, o Plano de Segurança vai permitir ao governo municipal obter recursos junto ao Ministério da Justiça para projetos específicos  voltados aos setores de infraestrutura, meio ambiente e melhoria da qualidade de vida da população complementadas por um conjunto de ações integradas de prevenção na área de segurança urbana.
O secretário considera que o importante no combate à violência é a prevenção, evitando que a epidemia se instale e se alastre. Ele também apresentou um relato das ações do governo municipal atuando inclusive na estruturação e equipamento da Guarda Municipal.
Proposta
O coordenador nacional do Prosem, Marcos Vinicius Oliveira explicou que o Plano e o Sistema Municipal de Segurança Pública  é um trabalho muldisciplinar, que mobiliza profissionais de diversas áreas, com o objetivo de envolver os diversos setores da Gestão Municipal e a própria população no planejamento e na execução de ações que resultem na diminuição da violência e da criminalidade.
Ele informou ainda o foco das ações está na prevenção da violência, colocando ao mesmo tempo o  município como sujeito ativo da Segurança Pública através da integração de políticas sociais e políticas de segurança, proporcionando ações nas duas frentes.
Lembrou que Itabuna é referenciada entre as cidades mais violentas do país e está sendo mapeada agora com o diagnostico em andamento, o que vai permitir a implementação de ações e programas em áreas críticas.
Pesquisa
Para a coordenadora do Diagnóstico da Violência e Criminalidade,  Santina Gonçalves, que tem mestrado em Cultura e Turismo, atuando na área acadêmica como professora de metodologia cientifica, o trabalho de campo para em andamento envolve a aplicação de dois mil questionários, com nove itens diferentes, o que vai permitir avaliar informações quantitativas e qualitativas.
Em paralelo, ela anuncia a realização ainda  na próxima semana, de cinco oficinas, uma a cada dia útil no período das 18 às 20 horas, territórios em que foi dividida a cidade: Centro e nas zonas Sul, Norte, Leste e Oeste. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário